segunda-feira, 27 de agosto de 2012

1900 e guaraná com rolha ~ The dark rises!








Hello!
Chegamos, finalmente, a ultima postagem sobre Gothic Old School, e nessa usaremos as anteriores.
Primeiro vou explicar porque tantas postagens sobre. Todos os estilos sofreram influencia de outros estilos japoneses, sweet afetado pelo fairy-kei, punk afetado pelo "punk"/vk, mas nenhum outro teve tanta ligaçao e deve tanto a um movimento quanto ao Gothic deve ao Malice Mizer, Moi dix Mois e claro, para o Mana.
O Mana nao inventou o gothic lolita, MUITO MENOS inventou lolita, mas aqui eu vou expor porque eu acho que ele revolucionou a porra toda e levou Gothic ao novo nível. Eu adoraria que a GLB tivesse sido lançada junto com a Angelic Pretty em 1979, ou com a BTSSB em 1988 (Sim, a AP é mais velha que a BTSSB, ja ouvi tantas vezes que era o contrario que acabei acreditando) ai poderia usar scans para mostrar a clara diferençadas fases a.m e d.m (Tranformando Mana em Jesus: Antes de Mana, Depois de Mana).

Como eu disse na primeira postagem, nao sou totalmente fan do Mana, porque eu ouvi duas vezes na vida. Eu adoraria ser como a Ange e poder relacionar as fases do Malice e do Moi dix Mois com a evoluçao dos designs do Mana e tambem com a sua influencia na moda lolitosa num geral, mas nao sou, entao tudo que eu falarei sao suposiçoes que eu criei depois de observar repetidamente alguns fatos.


 Vamos contextualizar: 

Lolita se popularizou nos anos 70, isso no próprio Japao, mais focado em Harajuku e Tokyo do que outros lugares. Malice Mizer foi fundade em 1992. A marca Moi-meme-Moitie foi criada somente em 1999. Moi dix Mois foi criada em 2002. Quero focar essa postagem do periodo que antecede a criaçao da MmmM.

Gothic lolita antes do Mana:

Obviamente gothic existe desde o inicio do estilo por ser praticamente um estilo base em lolita. (Nao sei quando gothic de fato apareceu, ninguem nega que ele é tao conhecido exatamente pela influencia do Malice/moi dix mois) E as marcas que faziam o Gothic acontecer eram a BTSSB, a AP, A Mary Magdalene *, a Victorian Maiden (* pois nao sei o ano de criaçao, só vi scans em bibles). Claro que voce via veludo, claro que voce via babado. Mas nada era muito especifico. Um dos vestidos mais "omg, this is fucking gothic bicht!" que eu vi, saiu na bible (logo isso foi depois de 2001) e é da Angelic Pretty e eu sempre posto ele, o Standing collar cross lace. Num geral, gothic nao era taaao famoso. Voce pega as fruits e voce vai o que hoje classificariamos como sweet, classic, alice themed, coisas assim. Pastel e vermelho em alta, em outras palavras.
(Uma coisa que eu queria comentar nas postagens e vou aproveitar e falar agora: A base do old school é o sweet (OMG JURA?!) pois é. Diria que é muito mais facil voce achar um country lolita toned down antes de 1999 do que um gothic, nem que seja um coordinate basico. Tinham, isso é claro. Mas o old school foi marcado pelo sweet, por isso eu to fazendo essa postagem mostrando porque o gothic cresceu em "coincidencia" com as pira loca do Mana 8D )
 Gothic era algo como o nosso...Ero. Quase nosso qi. Existia, ninguem chuta do qi e o wa da lista de estilos, mas nao sao tao usados atualmente. Era a mesma coisa com o gothic, praticamente. Da até pra dizer que nao existia antes disso, mas eu acho arriscado, melhor falar que nao era usado. (lembrando que o gothic antes era aquela coisa, preto tá de gothic.)

Agora, por que o gothic estourou?
E ai entra o Mana e o Malice Mizer ja no seu fim, com o Gackt no vocal, e o inicio da marca Moi-meme-Moitie. Ok, adiantei a historial, voltaaaandooo ~~ Ok, o gothic em si ja existia no Japao, na verdade era o VK (alguem super manjador pode falar isso melhor que eu) e tambem, existia o Malice, uma banda ultra famosa que passava um ar "vampiresco", "dark", "trevoso", "pesado". Dai, um dia, um guitarrista muito loco em meados de 1999 decide usar esse vestido:

Vejo preto, vejo renda, vejo cabelos cacheados, um headdres, vejo luvas, vejo nada mais nada menos que uma lolita.
Agora imagina que voce ta acostumada a almoçar salada e te oferecem uma macaronada. Reaçao:


Essa provavelmente foi a reaçao da maioria das lolitas japonesas. Claro que uma ou outra ficaram de bico, sempre tem um hipster pé no saco. Porém, como boa parte das lolitas escuta as bandas de vk, pelo menos as grandes ou conhece alguem que escuta, é claro que todo mundo viu isso acontecer.

(Outro parenteses: É totalmente ocidental isso de lolita que nao gosta de VK, e ter essa de "mimimi, só goste de lolita, nao goste de anime")

Mana lançou moda com gosto pouco tempo antes da sua banda acabar. ):




Mas nao significa que o Mana parou de pirar! Muito pelo contrario, em 1999 ele lança a Moi-meme-Moitie e já nos seus primeiros lançamentos ele lança novidades:

E quem pensaria em lolita usando roupas parecidas com a de uma freira?!

Mas claro, nao era só isso. Uma coisa que eu acho que o Malice (o conjunto da banda, estilo de musica) influenciou e se matem até hoje é o toque de victorian gothic vampire thing. Nao ouvi muita coisa do malice, o que eu ouvi coincidentemente foi daquela ultrima fase do malice, que até rolou um curta inspirado no Dracula (To certa?). Agora, lembrem da minha ultima postagem onde só a sessao de primeira fase da era vitoriana era enorme....Ligou os pontos?
Pois bem, tenho mil e sei la quantos motivos para acreditar que a trevosidade pesada foi inserida nesse momento, nessa fase e nessa pira do Mana. Esse é o gold do gothic.


Relacionando o que ele acrescentou ao estilo:
Acresentou ou tornou propular:

 - Inspiraçao pesada na moda vitoriana, especialmente nas mangas.
Tinham modelos BEM vitorianos, mas ele trouxe a manga bufante pra outro nivel como eu mostrei na postagem anterior.

- Mangas boca de sino/decoradas Rococo:
Alguem nega? Ninguem nega.

- Saia em camadas. 
Se alguem ver uma saia em camadinhas como a que ele usou antes dele, me diz que eu tiro, sem problemas.Mas eu realmente nao vi esse bustle jogado para frente completo antes desse vestido.

- Meias rendadas.
 Como eu disse antes, ele as usava por baixo da OTK ou 3/4. Entendam que um dia a 3/4 parou de ser unica opçao de meia e ficou esse legado de quem acompanhava o gothic.

- Plataformas
  Nao as plataformas num geral, o salto plataforma a la Drag Queen. O casionalmente o salto, mas de forma mais secundária.

-Outras cores, tais como o branco
Isso um pouco mais pra frente ja, nao tanto 99. Mas até hoje quando pensamos em azul royal, gothic em branco, dourado e prata, pensamos no que? Moi-meme-moitie.

-Maquiagem bem escurecida:
Quantas de nos nao pensamos em fazer makes inspiradas nele? Depois disso, altas gurias começaram a replicar exatamente a maquiagem dele para andar em Harajuku nos fins de semana. Essa maquiagem foi adaptada, mas os tons escuros nunca largaram as makes em gothic.

-Precursos do ero-lolita:
YES! Thank you mana sama! precursor eu digo porque ele que usava as saias mais curtas que as já curtas la em meados de 00. Nao é atoa que nas visoes de lolitas mal treinadas ele pode parecer um ita. Para alguem mais treinado nas subs, um ero. Para quem curte historia, gothic old school. Ele nao criou ero lolita tambem, porque isso é uma nomeclatura nova e tudo mais, mas nao nego que ja me inspirei muito nele para montar ero.

-Estampas além do usual aplique e padronagem focada na barra:
 Uma coisa: Cross print, lançado em 2000 pela moitie, e depois Summer Rose, em 2001

Talvez alguma marca underground pode ter lançado algo nesse lance e pira tambem, mas primeiro nao vi, segundo dificil ter ficado tao conhecido quanto algo lançado por uma marca nova, com conceito novo.



-Luvas:
Eu ja comentei na postagem anterior que as luvas sao beeem marcadas pelo gothic e da pra ver que desde a "primeira vez que o Mana usou lolita" ele apareceu com luvas. Ironico até por ele ser guitarrista e teoricamente isso atrapalha, mas ok.


Enfim, ele trouxe muito pra gente, todas rezam pelo Mana-sama eessa noite e agradeçam tudo isso ok?! UAHAUHAUAHUAH
Meu resumo sobre gothic old school:
é lindo, é incrivel, foi um marco na historia da moda lolita. Mas, se voce começou agora, descobriu lolita ontem, e quer fazer um gothic old school minha dica é: Compre burando. Why? O glamour do old school vem pela trama dos tecidos, pelo desenho da renda, os modelos eram simples (tirando a baby e seus Elizabeth 8D) a magica vinha dos minimos detalhes. A chance de voce conseguir essa magia apartir de offbrand é diremos...Baixa. Além do que, pode muito bem ser confundido com ita. Agora, se voce ta usando sei la, AP, ta fazendo uma padronagem correta, nem as mais fodas tem direito de te chamar de ita porque...Ola, vai xingar produçao da AP ou da Baby?
Talvez, gothic old school seja ainda mais dificil que acertar de cara que o proprio Punk lolita, que todo mundo fala.
Tem tudo aquilo do old school de ter que ter todas as caracteristicas para passar o feeling que voce deseja, tem que ter toda a qualidade, a coordenaçao exata e etc.

Enfim, é o fim! auhauaha

Beijos.


3 comentários:

Ange disse...

Como sempre, adorei XD as pessoas confundem mesmo, dizendo que o Mana criou Gothic Lolita, mas tem uma explicação a mais pra dizerem isso erroneamente, Mana, já dentro da moda Gothic Lolita, criou/popularizou o termo/expressão EGL e EGA (Elegant Gothic Lolita e Elegant Gothic Aristocrat) para separar as coleções dele, e muitas meninas preferem dizer que usam EGL do que GL.

Débora disse...

Apesar do Mana não ter criado o GL, muitos menos lolita, eu gosto de pensar como ela popularizou, na minha cabeça é CERTEZA que se não fosse por ele, lolita não seria o que é hoje, muita gente não gosta dele e fica de mimimi principalmente por ele usar gothic, mas sei lá, mesmo se não gostar dele (como voce mesma disse que nao gosta), acho que ele merece nosso respeito o/ eu curto muito ele, o Mana que fez lolita ser supimpa ushushs não muito o "mana guitarrista"... mas acredito que por ele ser um artista famoso que ele conseguiu ter tamanha influência. Enfim, ótimos posts Mari! Arrasou geral! 8D e um comentário completamente off mas fiquei lembrando de um dos teus outs ero outro dia e me deu mor vontade tentar ero também! hohoho

Kazi disse...

Que postagem legal! Olha, o Mana, em algumas entrevistas, falava que tinha criado o conceito de gothic lolita. É fato que EGL/A é um conceito exclusivo da Moi-meme-Moitié, mas nas entrevistas (especialmente na época em que ele precisava promover o Moi dix Mois) ele insista em dizer que ele mesmo juntou o "fofo" com o "gótico". Era uma época em que gothic lolita era um mistério para as pessoas aqui no ocidente e sendo o Mana o ícone principal... De qualquer forma, ele não desmerece o crédito que ele mesmo se dá. Afinal, na minha opinião, é graças a ele que o gothic lolita tomou as proporções atuais e foi dutante um tempo a referência principal do estilo.