quinta-feira, 23 de agosto de 2012

1900 e guaraná com rolha ~Gothic


Começando com o Mana-sama na época do Malice Mizer porque eu -além de amar esse vestido- creio que todo o feeling malice, todo o feeling Mana-sama influenciou um bom tanto no gothic da época e influencia até agora.




Primeiro quero deixar claro que nao sou Mana-Fan, nao sou fan do Malice, nem do Moi, e tudo que eu vou falar sobre ele será apartir de coisas que observei em imagens, e etc. (essa consideraçao vale para a segunda postagem e terceira, onde falarei mais do que inspira o gothic old school do que de fato traços do old school)

Seguindo...Acho que essa postagem vai ser aquela que mais vai dizer "eu sei que ita usa isso", mas assim como foi feito hoje na Moda Lolita do facebook, essa postagem vai mostrar pra voces como diferenciar uma Gothic Lolita inspirada nos Old School e uma ita, inicalmente, mais introduzir nas diferenças.
A primeira diferença baisca é: Uma ita nao sabe nem que existe old school, ela ta chutando e errando feio.
Segundo: os materias usados em old school sao puxo luxo e requyntê, sem essa de cetim e renda de nylon. Exatamente por isso que minhas peças old school eu comprei originais porque até alguns handmades muito bons podem nao ter o mesmo efeito de "magia" old school.

Cores e combinaçoes
 Antes, lá, antigamente, o full preto marcava gothic. O preto era visto em sweet combinado com branco, algumas estampas em cima do preto, mas nao era muuito comum. Um coord totalmente preto era quase sub-entendido como ser um gothic. Diferente de hoje que um preto dos pé a cabeça pode ser sweet, classic, punk, hime... Enfim:


E claro, a pegadinha leve no vestido pra desfarçar a ausencia brutal de anagua. Pois bem.
Mas nao só de preto vive gothic, mas todas as outras cores eram usadas com o preto: bordo com preto, preto e branco, etc. Ai, entram as combinaçoes. Gothic NUNCA na vida foi coordenado perfeitinho. Nao to dizendo que nao da pra fazer, mas as "trends" dentro do gothic nao envolvem a coordenaçao perfeitinha que encontramos frequentemente em sweet. Aqui, isso nao muda. Mas, a coordenaçao mais legal que eu vejo no gothic é com preto e branco. Eles espalham muito bem o branco por todo o coord, mas nenhuma peça é totalmente branca. Ou seja, sapatos pretos, mas a meia tem detalhes brancos o suficiente pra nao ficar destonado com o resto. Isso, combinado com a saia mais  curta, o cabelo trabalhado nas pira (isso mais em revistas, pra sair na rua era mais cabelo lisao mesmo), as mangas sino e as fuckin awesome plataformas formavam gothics lindos.

Standing collar cross OP -ANGELIC PRETTY (choque)
 THATS what I am talking about! Mesmo de meias brancas, ela usou o rocking horse pra cobrir o branco um pouco.
 Porque considero o primeiro gothic : As mangas caem até o meio do braço, luvas, branco esquilibrado daquele jeito que falei e fuckin awesome plataformas. Mais pra frente, quando falr de modelagem e acessorios vai ficar mais claro.

Outras cores tambem eram combinadas, mas um pouco diferente do preto e do branco. Como da pra ver, a renda branca tá em todos os cantos, mas já com outra cores voce nao via tanto isso. As meias eram totalmente pretas, sapatos pretos, headdress preto x cor do vestido. A combinaçao que eu chamo de "preguiçosa": Pega uma cor e usa em tudo. BEM coringa:


Feijao com arroz ne? 8D

Modelagem

Eu notei algumas coisas que vinham se repetindo nas imagens de gothic lolitagem e essas que eu vou destacar agora:

- As mangas: O que eu notei ser "importante" na pira é que depois de ficar "frouxo" no ombro, ele ajustava até o cotovelo, dai abria de novo naquele sino lindo e maravilhoso que se ve em gothic (ou no cotovelo, ou um pouco mais abaixo). Se voce quiser, note nas imagens anteriores. 4 imagens estao com esse breve detalhe na manga da blusa e vou postar mais imagens com isso ou pelo menos fotos de blouses para voces notarem:

Ainda mando replicar essa belezura.
Op e o bolero

Devo dizer algo?
Outra coisa bem legal é que nao bastava a manga sino, TEM QUE TER RENDA. Tem que ter o mundo de renda, dai tá ok. Só tricoline ali nao funciona.

- Decote:
O que eu achei mais legal é esse decote "quadrado" (mals a ausencia de termos tecnicos), ai, isso te dava espaço para gargantilha de tecido ( toda ita que se prese usa 8D). Sendo mais baixo, ou mais alto, muitos vestidos de gothic tinham esse mero e lindo detalhe que fazia toda a diferença. Num geral, era mais cavado porque todo vestido tinha esse decotezinho, mas o deles era "decote mesmo".

- Trançados:
Apareciam bastante no busto, outra coisa que tbm ficou marcado pelas itas -infelizmente. Mas, assim como eu já vi em country, achei essa imagem legal do Mana com trançados na blusa e achei MUITO legal!

LEGAL DEMAAIS! Mas note que nao tem poof até chegar no pulso, se tivesse creio que fugiria da tervosidade.

- Barrados de renda:
Uma coisa queeu acho legal é que mesmo nao tendo aquela obrigaçao em mecher com texturas, naquelas eras, ainda sim mechia um tanto mas com as rendas. Podendo ser pretas, da cor do vestido, mas voce via rendas PELO MENOS na barra do vestido/mangas o que  fazia sim um diferença consideravel. Todas as fotos acima voce ve renda/babados na barra ou rendas distribuidas por todo o vestido. Nao eram obrigatorias, claro, mas quando se está fazendo algo que ""saiu da moda"" eras depois, é sempre bom encher de detalhes.

 Essa foto, eu adorei essa foto e esse coord num total. Ele é tao delicado e ao mesmo tempo nao deixa de passar nada que gothic deveria passar. Ou seja, amazing.
Admito que to comentando o barrado mais por eu gosta disso do que ser "trend" na época.

- Saias curtas (aproveitando pra falar de meias):
Isso voces ja devem ter notado nao? Gothic realmente usava saias mais curtinhas,as vezes com OTK (nem sempre voce via 3/4, eu vou postar uma imagem com mas nao era tao frequente) somente, ou meias que ficavam mais baixas com meias "rendadas" de padrao simples embaixo, ou até meias calças. Vou mostrar das tres maneiras.

meia-calça somente (ai que pose feia moça.)

OTK + rendas

3/4
Meias lisas e opacas. OK, mais pra classic que pra gothic, mas relevem...
O mais interessante dessa pira das meias é que tudo se manteve. A 3/4 nem tanto, assim como as meias lisas (meia-calça) porque no padrao atual de lolita fica bem sem graça, mas as meias de renda por baixo das OTK assim como meia-calça com detalhes virou quase...Lei HAHAHAHA Vou até colocar dois coords ultra atuais que tem isso:

Gothic recentezao da Re com meias detalhadas e padronagem até que simples.

E a Ange, mais que linda maravilhosa, usando meia-calça embaixo da OTK.
O massa da meia embaixo de outra meia é que é um detalhezinho. Algo que só aparece se tentam roubar seu moitie 8D ou sevoce senta errado, coisas asism. Antigamente nao, antigamente o vestido era curto mesmo e isso tinha sido feito pra aparecer nas fotos e para quem via de longe.

- Golas:
Existiam alguns modelos de gola -todos enormes- que ficaram famosos e marcam bem o old school, ironicamente sao da Moitie. UAHUAHAUH Mas nao significa que nenhuma outra marca o faça.

Quadrada:


Se tem a gola padre, por que nao gola freira? 8D Parece ironico o nome desse OP daMoitie ser Nun com uma gola dessas. É muito dificil ver -enfase no muito- essas golas por ai hoje em dia e lá era meio...Magico, nao sei como explicar, era uma modelagem muito interessante.
- Gola padre com renda:
Acho isso lindo, demais.
Vide foto do cut.


O amado Elizabeth Op e o nao tao amado Isabel Op, ambos da BTSSB, com esse detalhe incrivel no pescoço. Acho que eu gosto tanto desse detalhe em gothic porque lembra as gargantilhas usadas nos vestidos de "decote quadrado".


Eu podia agora pegar o gancho da gargatilha e falar de acessorios. MAS, eu to bem cansada logo essa postagem sera dividada em dois, ou tres, porque pretendo dedicar um bom espaço da segunda, um inteira apenas para diferenciar gothic old school de itagem (nao imaginei que seria necessario, mas depois de hoje, melhor fazer.)

Bom, é isso!

vou deixar isso aqui....

E fui! Beijos!

8 comentários:

Débora disse...

DEMAIS esse post! Mal posso esperar pelos próximos! Todas as suas postagens sobre oldschool estão ótimas, mas as de gothic eu tenho fé que vai ajudar muita gente a sair da itisse xD porque na real se você for pegar referências antigas dá pra confundir legal a cabeça das pessoas >_< enfim, aguardando as próximas 8D

Mari disse...

Ai jura que gostou? D: Pode nao parecer, mas to a pelo menos 4 horas em cima dela (sem brincadeira). Meu pc ficou travando, eu nao achava as imagens que eu queria de modelos que eu queria,meu pc ficou desconfigurando meu "enter" e ja editei ela duas vezes depois de postar pra corrigir errinhos D: Tava com medo que tivesse ficado ruim D: É TANTA COISA PRA FAALAAAR DDD: ASDUHASIDUAHSIUDH

aai brigada, vc me deixou mais aliviada <3 prometo que as proximas serao mais completas!

Juli disse...

Olha as cruzes de renda aí de novooooo! /o/

Eu adoro essa gola do Elizabeth e Izabel OP, ela é tão "tr00 vitoriana", bem próxima doque a gente vê naquelas ilustrações de moda da época <3

Gothic Lolita oldschool = amor. Foi o que me atraiu pra lolita, pra moda japonesa, até pra moda gótica mesmo. Devo muito a Mana-sama, hauahuahu

Suki disse...

Eu Amo esse Gothic Lolita Old School.
Até o preto com renda branca (fiz um out uma vez, mas fui taxada de ita, então ok...)
Amei a postagem, então resolvi dividir minha foto de Old School Gothic com você ;;
Postei no meu tumblr: http://tamagoshii.tumblr.com/post/30096127494/the-most-perfect-old-school-gothic-lolita-that-i
A foto nem é de tanto tempo, mas é PERFEITA ♥
Só pra mostrar como dá pra fazer preto x branco e ainda ser win ♥
No mais, parabéns pela postagem ;)

Fcrisgb disse...

Os outros estilos que me desculpem, mas o gothic é o mais legal dos oldschool

Ange disse...

Mana, Mana, Mana everywhere! Eu não podia não comentar hahaha, adoro seus posts e adorei esse em especial ( OH RLY?) E de repetente, eu surjo no post hahaha, adorei <3 foi com o Mana que aprendi a usar a meia embaixo da OTK. E eu adorei sua amiga Re, o cabelo e tals <3 Também sou doida por esse outfito do Mana dançante. Enfim, parabéns pelo post, divertido e informativo.

ichigo hime disse...

AI MEU DEUS QUE AGONIA http://4.bp.blogspot.com/-zD_csym_2g4/UDbZNnDf-iI/AAAAAAAAC-o/u9jnoYmsrNs/s1600/Dress6b.jpg Gente, não consigo olhar pra isso e não pensar "itaaa D:" Claro que o inteiro preto ainda é melhor que o lilás, mas deus do céu esse corset lacing imenso i.i Pior que a fan+friend tem um modelo parecidíssimo DD: Mas é um scan de uma outra revista que eu não lembro o nome que tinha umas coisas mais nesse estilo >: Acho que é Goth Loli...

Achei genial ter separado os subestilos, ainda tem muita gente que confunde os oldschool D: Gothic =/= sweet preto e branco. Aliás, até hoje tem umas loucas que não sabem diferenciar sweet (atual) preto de gothic (lembro de uma que usou como argumento que "não existe cupcake preto, a não ser que seja um cupcake gótico" < ache o sentido nessa frase)

Mari disse...

Juli: entao, é um dos meus dream dresses. Na real, ele, feerie e o baby doll de veludo (eu piro nesse vestido que o mana ta usando no gif, mas nao foi feito pra venda) sao dream dresses MASTER. Eu deixaria de comprar qualquer coisa na vida se achasse um deles pra comprar, compraria sem pensar. ENTAO, ele vai aparecer pra caralho. IUASHDIUAHSDUH
Nossa, o isabel é muito liindo. Eu ja acho o elizabeth meio pesado e nao sei se usaria, ele tem detalhes incriveis, mas é algo bem pra ocasioes especiais.

Suki: ai que bom que voce gostou da postagem! <3
Nossa, coord lindo! Mas... creio eu...que ta caindo com os pés no sweet esse coord. Digo pelas meias e blouse que ela usou. O tenso de old school é que o conjunto inteiro vale, eu no lugar dela colocaria meias pretas com rendas brancas, uma blouse preta, ou uma branca com outro modelo. Nao sei bem sobre essa gola redondoda, talvez uma quadrada (nao nun, mas menos menininha).

Fernanda: IAUSDHAIUSDHAIUSDH eles te perdoam!

Ange: UAHUAHAUAHUHA imaginei que vc ia comentar. Eu tbm peguei esse treco da meia arrastao/rendada/isso ae com o Mana 8D fica taao legaaal XDD
nossa, essap eruca da renata ficou muito incriiveel! ;A; e brigada ;A; ter aprovaçao da gothic princess é muito importante ;A;

Ichigo: POOIS É VESTIDINHO FEIO EM LILAS! UAHAUAHAUH eu ja digo que nao achei logica na frase da menina, fico de cara com pessoas que ainda pensam assim. A ideia era fazer só uma postagem de cada, pra ticar oganizadinho e zaz. MAS, creio que pra gothic a proxima vai ser de inspiraçao, depois comparando com o gothic atual pra finalizar pra quem quer fazer old school gothic e ja até sei como vou acabar essa de comparaçao "Se voce é novata, nao faça. Se for fazer, get some brand. Ou ótimos handmades. Meia boca nao da." UAHUAAUH 8D



BRIGADA PELOS COMMENTS SUAS LINDAS!