quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Terapia Ocupacional WTF?! [pessoal]

< R.U [to no fundão XD]

< Anato: a matéria mais foda EVER.
Então, não sei porque ultimamente eu to com uma PULGA pra postar sobre o curso, o que eu faço, o que é e zaz. Então, é o que farei agora. Aviso de inicio para não se animarem com novidades lolitosas pois esse post vai ter NADA sobre.

Primeiro, o que é T.O? T.O é um curso da area da saude que teve inicio junto com a fisioterapia, porém tem um foco diferente. A Terapia ocupacional ve o paciente como pessoa, não como situação-problema. Logo, numa entrevista inicial levamos em consideração desde a patologia ao ambiente que ela vive [como é estruturada a familia, a casa, a escola, o trabalho, o clube, tudo que envolva essa pessoa]. Ela trata desde depressão a PC com retardamento mental, as areas são muuuuuuuitas: social, geriatrica, pediatrica, saude mental, saude do trabalho e bláblá.
Um fato interessante sobre é como a galera desiste. Todo mundo entra achando que é facil, então te adianto: Não é. Nenhum curso na área da saúde é facil. Ainda mais quando em UM periodo você tem psicologia e também bioquimica, coisas "nada haver uma com a outra". Logo, começamos em 60, e estamos em 40 alunos - comecei nesse ano LOL.
cara...o curso é lindo. Como todo curso da area da saude você precisa de vocação porque é barra o quevocê vai fazer quando por o pé pra fora da facul, coisa que nunca achei que teria e ainda duvido ter, porém as matérias me animam muito. Poder ajudar em tantos níveis uma pessoa é incrivel, eu sempre sonhei com isso, em ser útil pra vida de qualquer pessoa, e é algo que a T.O me possibilita.
Os que conhecem o curso vão ficar tipo "mas como assim, não entendi" porque quem "conhece" conhece superficialmente e ve só como a fisioterapia tosca, quando tem nada de fisioterapia. Os exercicios que o fisio passa são MUITO diferentes das intervenções do terapeuta ocupacional. Nós usamos a ocupação como prevenção e cura de deficits. Mas não ocupação, uma praxi, a ocupação com intimo significado por aquele que a faz. O fisio usa movimentos sequenciados, são coisas diferentes.
Mas, enfim, um fato interessante sobre que você faz T.O, vc se trata fazendo XDD Algumas matérias realmente te fazem pensar sobre a vida, desde seus momentos de querer morrer a seus mais felizes. Então, todos que fazem criam um vinculo muito forte, porque todo mundo se conhece muito a fundo devido as aulas que na maioria você TEM que expor sua vida.
Anyway, não vejo a hora de me formar e por isso em prática. Se um dia, eu ajudar uma pessoa vou morrer feliz. <3 *oonw, como eu sou emotiva. sim sou mesmo e muito.*

Enfim, é essa a coisa linda que tem me afastado do blog XDDDD obrigada pela paciência de quem leu até agora, é bom partilhar meu amor as vezes... xD

Beeijos, até a proxima. <3

Um comentário:

✿.。.: Swεεt Blog :.。. ✿ disse...

Adorei o post. Nunca conheci alguém que fizesse T.O.
Eu me formo agora em dezembro em Fisioterapia e é bom ver um post que mostre que são duas areas diferentes e que também faça com que as pessoas parem de menospresar o T.O.
Todas as areas da saúde tem a sua importancia e são essenciais para o bem estar do paciente. *-*