quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tutorial: Saia ; Feedback do tutorial da jabot

Hooola, meninas, tá na hora de costurar q.
Então, eu fiz o tutorial da jabot em camadas que postei antes e queria mostrar o resultado. É bem simples de fazer, só não faça que nem eu -meio morrendo- porque senão vai ser um se vira nos 30 pra corrigir as merdas. Enfim, a foto pronto:




Eu usei tricoline e renda, com meio metro você faz e sobra xDDD

Agora a saia


Vamos por partes: [avisando que eu não sou pro e to aprendendo]
Pra começar o molde do corpo da saia:


[Esses quebrados é porque você precisa deixar uma margem pra costura.]

O modelo acima é de uma altura, o certo são duas, ou seja, cortar duas vezes o tecido dessa forma. Admito que não me lembro se fiz um retângulo, mas creio que foi isso sim. Eu coloco 1 metro porque eu gosto de saia com 2 metros de poof *ama poof* e os 50 cm é porque eu sou alta e minhas saias tem que ter mais ou menos 60cm de comprimento, já que isso é só o corpo -sem o cos- eu coloquei en torno de 55cm de comprimento.

Depois de cortar, você vai costurar uma altura na outra pela lateral, e fazer a barra. Já que eu fiz com tecido listrado, eu não fiz nada demais na barra, só retinha e normal, mas não quer dizer que você não pode fazer, é uma saia simples, pira em cima amiga. HAUAHA Enfim, depois disso feito, corte o cos:


Tá, 80 cm por que: Porque eu botei elastico atrás, não coloquei ziper, então é uma medida exagerada pra ajustar no corpo depois.
Minha mãe aconselha *dicas da mãe mode on* fazer o cos duplo, eu não fiz porque ela me disse depois, mas enfim. Eu fiz a barra na volta inteira, e deixei aberto.
depois, costurei uma ponta em cada. Tipo, juntou aquele tecidão de dois metros, você costura uma ponta no cos, e a outra ponta na oooutra ponta do cos, sem mecher no meio.
Assim, você ve a sobra do tecido que você tem que enrugar, assim facilita seu trabalho.
Vai costurando a saia no cos, enrugando conforme ve tecido sobrando. Depois é só fechar.
Com o elástico, eu fiz assim:
cortei tiras de 15 cm de elástico e fiz fileiras.
Para costurar o elástico sem que ele arrebente, você costura a ponta dele no tecido, estica e vai passando a maquina em cima, com o elastico BEM esticado, dai quando você for vestir não vai arrebentar.

e...PRONTO! Depois de pronta ela fica assim:

Aproveitei um colete e fiz uma fake jardineira. Todos ignora a zona no meu quarto please. UAHAUH E MINHAS MEIAS VERDE LIMÃO (Y)

Enfim girls, é isso. Logo farei um post de compras que eu não faço a um tempo, até lá... Se cuidem.

Beijos <333

4 comentários:

Juliana Dantas disse...

*O* Ahhh se eu tivesse esperado mais um pouquinho pra costurar minha saia... O acabamento teria ficado beeeem melhor (eu não tinha idéia de como costurar a parte o elástico...), mas na próxima eu uso esse tutorial.
Post divo Mari, você como sempre, salvando a vida de iniciantes desesperadas XD

Roberta Brandão disse...

Nossa!Sua Jabot ficou linda!
Você acredita que ainda não fiz a minha?!HuahUAahUA
Adorei a saia tbm!
bjus!

rika disse...

:O essa que vc disse que era parecida com a que postei no tumblr, né? é REALMENTE parecida e eu sou completamente apaixonada por modelos assim. se eu não conseguir comprar aquela, vc vai ter que começar a vender isso daí. :( IUAHAUYGSA ficou incrível, parece até que vc já tem uma baita experiência com costura!
e pelo amor de deus hein, mari, pelo menos tirava essa meia soquete queima-filme aí. aiusgaguysaiuga

Laíz Rosa disse...

Adorei *-* Tenho um tecido muito amor aqui e acho que vou tentar arriscar a fazer. Mia dúvida era justamente a parte elástica, mas com esse post me esclareceu as idéias <3 Queria te seguir pelo meu blog, mas não aparece os seguidores, tãopouco a opção de seguir. =/

Beijos.