terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Definições básicas ~Gothic




foto pela linda da Amanda Assumpção
Olá! Entao, por mais que eu não use mais tanto gothic quanto eu usava, achei interessante continuar a "Definições básicas" com o gothic. Vou evitar falar de old school gothic se não não paro. 8D


Por mais que muita gente confunda gothic com classical, é uma sub sem muito segredo. Talvez por ter sido moda durante um tempo, e o termo "gothic lolita" definiu lolita por outro bom tempo também. Gothic é bem conhecido e meio que sempre foi.

Back to basics:
Gothic lolita, basicamente, como eu ja disse e repeti algumas vezes é marcado por texturas, camadas de babado, veludo, rendas e blablabla. Seguindo a lógica da postagem anterior, para mim um gothic básico é composto por basicamente:
- Tons escuros: preto, roxo, azul marinho, esmeralda.





- Um combo de peças quando usar uma cor: dificilmente você vai ver gothic num Op, se você viu provavelmente a peça é ultra trabalhada digna de Atelier Pierrot. Diferente do sweet, onde você pode por um Op e pronto, sweeet! O gothic precisa de todo um conjunto para parecer bem feito e completo.


- Maquiagem elaborada: em todo gothic, desde quando o movimento ganhou força a maquiagem era um negócio muito relevante. Ignorando que muito gothic era cosplay de Mana ou uma tentativa, a maquiagem sempre foi importante. Sendo o batom preto, ou o batom vermelho, ou o combo de marrons naturais nos olhos.
Amanda lindia


Mana Feelings


-Cabelos bem feitos: Muita gente pode falar "mas mimi, cabelo sempre tem que tá bem feito em lolita" como se toda vez que você se monta você faz A JUBA. Em classical um cabelo simples da pra gasto, ele natural resolve o problema, em gothic ja não. Não é todo cabelo que funciona, nem sempre cachos vão fazer dar o look e nem sempre liso vai funcionar. Tem quem consiga organizar tudo e deixar amor, mas mesmo que você use o cabelo natural, pelo menos um arranjo de cabelo mais tchan você coloca. Antes eram headdress grandes, agora headpieces com flores e penas.


Le carrousel

Texturas: Na minha opinião, os coords mais interessantes em gothic são aqueles com texturas e sobreposições. Pode ser de uma cor ou várias, mas esses coords trazem um feeling de "origem" que é realmente encantador.


Eu gosto de separar gothic em algumas divisões inexistentes mas que ajudam a compreender melhor da onde vem cada coisa: Por marca. Por que? Porque o gothic hoje é muito marcado pelas marcas e pela presença de prints, é dificil achar gothic lolitas truezonas que não tem UMA peça de print, as prints tão dominando o mundo 8D é mais fácil um sweet sem print que um gothic sem print. não to falando que é impossivel, é possivel e fica _lindo_, mas já que to explicando as piras, dividi dessa maneira. o/

Moi-meme-moitie: 
Claro que a MmmM teve fases e todas essas influenciaram o estilo, mas eu já falei de old school e toda a influência do Mr. Mana no estilo, agora vou falar do que eu acho que a MmmM criou agora: Azul royal e branco. É praticamente automático você ver alguém de coord azul royal e preto e achar que MmmM. É algo totalmente deles que expandiu para outras marcas e outros estilos (aka navy em classic ou sweet). Algumas caracteristicas são marcantes em todos os coords inspirados na MmmM, tais como:
- Sapato altos...bem altos: Tendência que pegou a anos atrás e ficou para os fãs da marca é esse sapatão gigantesco e massa pra caralho que praticamente faz o coord. Pode ta sem graça, mete um desse e sua vida tá feita, o efeito é totalmente outro, nesse caso o sapato faz A diferença.

Foto da Ange 8D
-Azul royal + preto: é normal você ver coords em azul royal com preto e pensar que é moitie mesmo não sendo. A combinação funcionou tão bem mas tão bem que muitas marcas passaram a usar a mesma ideia de cores, assim como disse acima. A ideia pipocou primeiro em renda azul, depois para prints simples, depois nas prints trabalhadas, moda lançada pela Juliette et Justine. Mas enfim 8D o azul provavelmente deve ter algo a ver com o Mana e sua banda, ja que não sou fã não posso comprovar, mas que virou moda, virou.

Le Fay usando Surface  Spell

Ange em Moi-meme-moitie 

Ange em moi-meme-moitie

- Gothic em branco: acho de todas coisas que a moitie trouxe para nos, essa é a mais legal. Claro que a Atelier Pierrot e outras truzonas que não passam o feeling moitie tem coords gothic em branco, mas creio que os ops de chiffon e esse tipo de produto que a MmmM produz deixou mais popular. talvez por ser uma brand mais facil de conseguir em comparação com as Atelier da vida 8D (e moitie não é facil.) acho que seria uma postagem inteira dedicada ao gothic em branco pra ficar bem explicadinho. Ah, sem imagem de referência porque não achei full-white de pessoas proximas pra poder pegar imagem e eu nunca fiz 8D

vai Mana, arraza.


- gothic vampire romance: 8D so, eu realmente acho que os feelings mais trevosos e gótico que bebe vinho no cemitério e transa ao som de HIM, vem de coords inspirados na moitie. Desde a bolsa de morcego, as estampas de cemitério, os sapatos altíssimos, tudo ajuda nesse feeling de "vim das trevas e vim para ficar". Os cabelos cacheados que passam uma imagem romantica fazem um contraste muito bem feito com a "agressividade" da print, sapatos e maquiagem (na maioria das vezes), e ainda combina com a delicadeza das rendas das meias e detalhes impecáveis das peças. (sim, eu amo gothic, por isso não uso). Mas ao mesmo tempo é uma refeita do que era o gothic, o gothic sempre teve esse feeling, mas na minha opinião, a moitie levou isso a outro níve,l mais óbvio.



-De volta a renda no fim das meias: Além do combo já citado em outras postagens de 3/4 + rendadas, a moitie trouxe "de volta" ou apenas manteve, a tradição das meias com renda no fim. Meio que coisa da marca. A baby ainad tem, a AP tbm, mas você ve muito mais nas revistas as meias com print, coisa que é diferente na moitei que tem modelos classicos e muito vendidos de renda no fim.




Alice and the pirates gothic:
Eu realmente acho que a aatp criou um novo look de lolitagem que flerta com gothic e com classic. Num geral o estilo como a print é posicionada no tecido além de as cores usadas deixam bem óbvia que diabos de marca se trata,é muito marcante.

- Presença de azul , vermelho, roxo e lilas: Diferente da moitie, o azul é menos royal e mais turquesa, ou só em detalhes, muitas vezes perdido no meio de uma print bem chamativa ou como fundo de uma outra print tão chamativa quanto. Essas cores fazem tem uma participação no feeling da marca e não só da marca, mas também do estilo. O preto sempre em combinação com essas cores ajuda a dar aquele darkness feeling que todo gothic precisa.

-Print detalhada e principal detalhe disposto na porção inferior da saia com outros detalhes acima: As prints da alice and the pirates são muito bem feitas, bem desenhadas e dispostas de forma interessante. As cores são bem selecionadas para dar aquele feeling que a Alice and the Pirates sempre passa. Se você reparar nas prints você vai notar essa disposição e começar a dar valor para a mesma XD Fazendo uma relação: nas postagens de gothic old school você vai perceber que as primeiras prints também eram dispostas nessa região, a única diferença é que a print ocupa todo o tecido. Assim como prints "em queda" são comuns na Baby, prints "baixas" são normais na alice and the pirates, o que remete pra quem tem olhos treinados as primeiras prints gothic.

-Flerte óbvio com pirate: É normal gothic cantar o pirate de vez em quando, mas quando o assunto é Aatp, é meio que sempre 8D talvez pelo nome, mas eles sempre lançam uma inspirada em pirataria. E o mais legal que essas prints são muito chamativas e raramente caem nas mãos de um classic, ou vão pra pirate, ou pra gothic. É muito bem planejado, eu acho. XD






Todas fotos acima pertencem a Amanda Assumpção


Juliette et Justine:

A JetJ chegou meio pra arrazar com a o Feerie, se não me engano a primeira print de desenho realista/quadro. A Juliette é uma marca naturalmente classical, mas com tanto azul, cinza e preto não demorou pra ganhar o coração de quem usava gothic também. Tudo referente a gothic a la juliette é separado por uma coisa: A print. Mesmo o Sleeping Garden sendo da Moitie, pra mim ainda sim monta coords a la Juliette. Outra caracteristica interessante que essa marca trouxe pro gothic, são os scarpin. O salto fino e alto, meia-pata e bico não tão arredondado são vistos SEMPRE no site da Juliette e já eram até famosinhos entre algumas classical lolitas, mas agora você ve coords gothics com esse tipo de sapato e fica _lindo_.
Haku linda na foto com Juliette



A Juliette na verdade foi muito esperta! Pegou as cores da moitie (O feerie foi lançado em tons moitie XD), a print deles e a modelagem básica de um vestido gothic nos old times. Eles pegaram tudo que faria suas peças bombarem e de fato, bombou.


Gente, vou parar de falar porque essa postagem já ta ENORME! Obrigada a Amanda e Ange que permitiram o uso da imagem delas, e perdão Le Fay e Haku por não ter pedido ;A; espero que não se importem, caso sim avisem que eu tiro! :D
Bom, espero que tenham gostado!

Beijos!




4 comentários:

Isabel Grillo disse...

IH olha eu XD obrigada por ter gostado do coordinate ;_;

Realmente, o féerie é MUITO moitié! XD

Giovana Mathos disse...

Adorei,eu amo gothic,sempre usei o gothic tradicional,mas em lolita as coisas são muito mais complexas e cara vc explica muito bem,aprendo muito com vc,obrigada pelo tempo dedicado a essas matérias.

IchigoLoveRu disse...

"Vim das trevas e vim para ficar". <<< THIS!!!
Amei esse post, é muito completo e bem explicado! =3

Débora disse...

Adorei Mari! Na parte do gothic branco me lembrei do Festival do JP há uns 2 anos quando vi de longe a Ange com um outfit todo branco e sapato preto, aí cutuquei meu namorado e falei "Olha! Ela tá de branco mas tá de gothic! *0*" hsushus
Adoro seus posts sobre gothic, mais! Mais! XD