sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Definições básicas~ Sweet



Not amused porque nao to amuseada. Entao 8D Já que não tenho tempo nenhum pra tutorial, nem coisas cheap, nem porra nenhuma, resolvi fazer uma postagem bem básica, definindo cada estilo, com suas peculiaridades e refletindo os erros comuns de confusão (Tipo classic com preto confundindo com gothic).




Basic Sweet:


Olhem a fofa da Giovana do Minty Phesh  <3


Ok, não existe tal cooisa como "basic sweet", mas é só para deixar claro que sweet não precisa ser deco, nem OTT para continuar sendo sweet. O sweet, talvez por ser o mais difundido atualmente é, para mim, a sub com mais influência de outros estilos e outras subs mesmo, o que torna dificil até discernir o que realmente é sweet já que praticamente todos coords sweets tem um q a mais.
Cores famosas em sweet (lembrando que cor não define sub): rosa, azul, lilas, branco, creme, vermelho, amarelo e mint.
Você pode ver tudo, desde prints coelhos, doces, bananas e etc, a coisas totalmente sem print, ou apenas apliques. Se é tão amplo, o que faz um sweet? Mil coisas dão o feeling e eu gosto de acreditar que algumas dessas são:

- Laços: um vestido totalmente preto com laços pode sim ser usado em sweet, por exemplo, e o mesmo, pela quantidade de laços, não pode ser usado em gothic (ao MEU ver).

ia por o marchen ribbon da AP pelo lolz mas desisti 8D
- Gola redonda: quanto mais redonda a gola, mais dificil de fugir do sweet, vai por mim. Ela infantiliza muito um coord, claro é vista em mil subs, mas em sweet, especialmente, deixa com tom de completo mesmo sendo um aparato relativamente básico no estilo.

eu tenho esse op, nessa cor, e vai por mim, é tenso fugir do sweet.



- Mangas curtas bufantes: sim, outra caracteristica vista como básica no estilo que pega no sweet e ajuda a dar o tom. Isso acontece porque, infelizmente, 90% das meninas quando começam no estilo, vão pro sweet (meu primeiro coord foi um sweet mal feito da porra 8D).

mangas bufantes do meu cutsew da BTSSB e minha cara BUNITA


- Bolsa com formato de coração ou com detalhes em coração: não só corações mas doces, hello kitty, o diabo,tudo que for bonitinho e forma sua bolsa ou está na sua bolsa (excessao a laços na bolsa) vai te tonear como sweet. Se você colocar uma bolsa de coração num coord classic, vai ficar bonito, mas as lolitas todas vão olhar e pensar "sá bolsa sweet tá gritando pra mim..."





- Sapato de bico redondo com um ou mais laços: não me mete uma plataforma do cacete a la demonia em sweet que Mana castiga, por favor. ._.

Famosos Tea Party shoes o/

- Head-bow: Seja ele enorme ou pequeno, head-bow é head-bow. Eu gosto muito de usar pequenos e laterais, acho que ficam bem delicados e casam bem com o estilo.

Um coord com uma saia com laçinhos ou camadas, com uma blusa de gola redonda e mangas bufantes, um laço e um sapato tipo um tp e tada...Você tá de sweet. Bem, bem easy.

Sweet OTT:

O sweet ott é meio que uma piadinha, algo como "ok, lets go over the top" e colocar bolos na cabeça e etc. Você basicamente pega aquilo e ....Extrapola 8D você pega aquela print, exagera ou nas cores, ou na temática, usa cores fortes e etc. OTT também tem inspiraçao fairy, você ve bastante coisa definida como OTT com itens bem fairy-kei. Não é errado, tambem não acho totalmente certo. Não é linear entende? OTT não é só inspirao em fairy, você pode inspirar e ficar basic sweet ou algo mais sei la, pode ficar mil coisas. O canal do OTT é exagerar o que você tem. Então, print de doces, use os doces, essas cores, listras, ninguém melhor pra ver OTT do que Lunie e a Takululu (?), ambas pesaram pro deco depois, mas vendo os primeiros coords da Lunie você nota a essência da  coisa. Não postarei fotos disso aqui porque não pedi permissão para ela, mas postarei da AP, que é quase a lesma lerda.

Caracteristicas gerais:

- Prints "poluidas": da pra fazer sem ser uma fuckin prnt? da. Mas é mais comum com prints bem trabalhadas, bem AP mesmo.

- Combo de  cores: você vai ver muito vermelho, prints como Cherry Berry Bunny, usadas com rosa e branco, azul com rosa e branco, preto e rosa e branco, o rosa na maioria das vezes tá la ou contrastanto ou reforçando a doçura. Mas, da pra usar tudo, pois é.

- Perucas + pony tails: para dar aquele cabelo BEM volumoso.


- Perucas coloridas: Eu tenho visto a lot peruca neon em coords BEM pastel, fica interessante, mas nao sei se isso vai virar moda ou nao. De qualquer forma, perucas coloridas sao quase o basico da coisa 8D



pegadinha em decora, mas calma, olha a merda da peruca.

- Cilios + circle lenses: Atualmente, é dificil você ver qualquer lolita sem make trabalhada, no OTT é praticamente impossivel. Lembra que você ta exagerando, inclusive exagerando o quão fofa você é, logo lentes que aumentam sua iris e te deixam o capeta do Exorcista são necessárias.

- Meias listradas: voltando la do old school para agora 8D si, muitos coords ott saem com meias listradas Por que? Pergunta pra AP, não pra mim, não faço ideia. 8D



Essa é a ideia basica do OTT, algumas  coisas que todo mundo pensa que são obrigatorias, não sao. Por exemplo: Mil coisas nos cabelos, nop, isso é caracteristica do Deco (que não falarei porque não manjo); duas bolsas, nop tbm, elas geralmente usam duas bolsas porque bolsa com formato sao pequenas demais, dai fode ):

- Classical sweet:
WTF is classical sweet? Isso devia ta no classic, mas foda-se essa merda 8D classic tem muita coisa pra falar. Classic sweet é um coord com caracteristicas sweet e caracteristicas classicas. A marca referência dessa inspiração para o sweet é a Innocent World.
Cores: Não tão fofas quanto as da AP, você vai encontrar marrom, vermelho, bordo, rosa antigo, verde antigo e etc.
O que importa nisso, é praticamente a print. São coelhos, bonecas, coisas fofas que as pessoas usam com gola redonda, mangas bufantes, cabelos bem cacheados com laçinhos. Basicamente, as caracteristicas de um Basic Sweet, mas em cores um pouco mais maduras e estampa que retrate uma infantilidade nostálgica.

Exemplos:

innocent world
Classic x Classical Sweet (ambos Innocent  World)

Classical Sweet é famoso entre as lolitas daqui, se não usam, pelo menos gostam, acham bonito. Bom, aqui no Brasil o sweet e o Classic são muito usados, logo algo que misture os dois faz sentido.
Para mim, você nota que é um classic de inspiraçao sweet (ou vice versa) quando você ve a print;: como eu disse, santa nostálgia! Ursos, bonecas, bambis, cenas de casas antigas com crianças, doces até, isso que ajuda a dar o tom. Você pega aquele print amor e inspira seu coord nela.

Retro Sweet:

Paixão viva e clara. 8D E de novo, temos a Angelic Pretty como referência nessa inspiração, mas temos aqui uma concorrente forte que é Metamorphose, com seus "vintage" blabla deixando todas adoradoras do retro loucas! O interessante da AP é que ela pega o retro e joga suas prints chamativas  com cores fortes e vibrantes, sem perder o feeling do retro amor.

O que você encontra em um retro sweet:

- Polka dots: muitas bolinhas, mas bolas grandes (não sei se o nome se mantem polka dots) mas as mesmas bolas dos vestidos dos anos 60-70, não tão 50, acho que mais pra frente.

- Vermelho, preto, branco: O combo basico de cores quando você tenta fazer algo retro.

- Golas com um formato diferente: eu nao sei explicar o nome dessa gola, mas vocês verão a mesma no OP da Fantastic Dolly que postarei abaixo.

- Decote coração: nem precisa explicar, retro, retro, retro NA VEIA.

-Alças que se prendem no pescoço: retro, retro amor.

- Saias rodadas (o corte na hora de costurar foram uma circulo perfeito): nop, não verá franzido na cintura dessas saias. Verá váarias coisas para manter a saia rodada, mas nem sempre o franzido.


Exemplos:

Gola canoa (?)




Sweet old school:

Já falamos sobre isso!



e FIM.

Teria mais oque falar, mas creio que já mostei meu ponto de vista. A inteção dessa postagem e das outras sobre definições é mostrar que as subs tem inspirações e não é porque aquele gothic é branco, por exemplo, que não é gothic. Não é porque você não ta com ultra mega fuckin prints que você não tá de sweet e assim por diante. E também, quero tentar esclarecer umas confusões que muita gente faz por generalizar o que alguma sub é. Não tem como ser generalista quando você ta tentando avaliar alguma coisa, nunca fale que algo não é lolita se você não viu aquilo por todas inspirações possíveis. Não é porque não é AP que não é sweet, girls.

Bom, é isso!

Beijos! Radeo pra vocês.


4 comentários:

Amanda disse...

Nossa, esse post foi super instrutivo para mim! Eu não sabia tantas coisas sobre o sweet. Ótimo texto!

Aléssia disse...

Adorei o post!

Não sou muito fã do OTT, mas acho muito bonito. Adorei você ter falado do classical sweet, porque eu estou montando um coord assim pra um evento que vai acontecer dia 01. aushhau

Abraços. <3

Classe B2 Alliance Française SG disse...

Post gigante da porra hein. Super explicativo. Lembro que uma vez você me falou que sweet é mais fácil de usar no dia a dia e infelizmente (pra mim que prefiro o lado negro da loliforça) isso é verdade. Quero MUITO fazer um coord sweet preto, como faço pra não errar?

Magibarbs ☆ disse...

Olá, adorei esse post. ♡ ~ Será que você poderia falar um pouco mais sobre Retro Sweet em outro post? Eu achei interessante, mas não acho muita coisa em outros blogs/sites. :~