quinta-feira, 9 de agosto de 2012

1900 e guaraná com rolha - Sweet

Baby the stars shine bright coord, triple tiered karami dress in blue.

Pra quem nao entendeu o titulo: 1900 e guarana com rolha significa algo velho lá em 1900. 8DCoisas do sul, provavelmente.


Enfim, como a imagem deve ter declarado vamos falar de Sweet Old school! Na verdade, essa postagem também vai virar uma sequenciaa de postagens sobre old school, o que eu amo entao acho dificil eu simplesmente largar a postagem sozinha e nao fazer outras.




Entao, vamos da cabeça aos pés!

Headdress:

A variedade de headwear era pequena, o que diferenciava de uma sub a outra ou era o tamanho, ou era a  forma com que voce usava na sua cabeça além do conjunto com o vestido. Tanto sweet quanto gothic usavam headbows e headdress enormes, masa diferença é que no sweet os cabelos eram cacheadinhos e decliados, quando no gothic ou eram extremamente lisos ou com algum penteado diferente, creio que pela influencia ainda forte de outros estilos em lolita. Eu fico pensando, hoje enchemos o saco com o poof das anaguas, naquela época provavelmente enchiam o saco com o tamanho do seu headdres 8D
- Headdress retangular:
Moça, seu headdres vai comer sua cabeça.
-Head-bow amarrado no queixo:

Nao tao grande, mas no entando, é um classico. Esse laço é vendido até hoje (sao scans de uma gothic and lolita bible 11), o exato mesmo modelo, mesma renda e tudo mais. A diferença, é que naquela época voce amarava o bow em baixo do seu queixo...Ok, fica feinho na minha opniao, mas ainda sim é coisa da época, nao neguemos.

- Head-eating-bow

Esse sim é o clasico head-eating-bow. Se nao me engano, esse é o Cameron head-bow, se for, ainda é vendido no site da BTSSB. Ele é grande, e lindo, mas tem que saber usar. Nao tenho que dizer que se for igual a como está na imagem é melhor, mas entao...HAAHAHA Ele realmente é uma coisinha adoravel, nao?

- Bonnets

Os bonnets na verdade nao eram tao famosos assim. Se voce pega GLB antigas, mais velhas que essa voce nao ve uma quantidade massiva de bonnets, e tambem em street snap. O mais visto mesmo eram o headdres, ou o laço, ou até nada. Mas, é inegavel que os bonnets deixam tudo muito mais infatilizado e naquela época isso era muito importante. Da para perceber pelos tipos de penteados mais usados, como os laços eram amarrados, e a fama dos ursinhos de pelucia como bolsas e só carrega-los por ae.



Penteados:

Ja dei uma introduzida nos penteados, mas agora vamos aos exemplos.
- Maria chiquinhas:

Essas foram o padrao para uma lolita bem sucedida por muito tempo. Sendo seu cabelo curto, longo, as maria-chiquinhas sendo altas ou baixas, sendo cacheadas ou lisas, eram o canal. Combinavam perfeitamente e davam o toque sweet amorzinho que a maioria buscava.

- Cachinhos, cachinhos, cachinhos:

Cachos, muitos cachos. O que se manteve até hoje. A eras, sempre, forever, quer acertar em lolita e tacomeçando? Vao te mandar fazer cachos nos cabelos. Nao tem uma lolita na terra que nunca na vida fez cachos/ondulado no cabelo, só se for muito preguiçosa ou usar peruca. Sao coringas e great.

- Hime cut

O hime cut perdeu a fama, eu ja tive esse corte, antes de entrar em lolita (sim, e era BEM um hime cut) e nao gosto de como fica em mim. Eu acho que tem gente que fica muito fofa com esse  corte, mas nao combina comigo ): Deveria voltar, deveria voltar.

-Liso com franja

Santa franjinha! Esse é o penteado da Misako, da Midori e de 90% das lolitas no mundo. Eu me odeio de franjinha por isso comprei um aplique. Mas, enfim, infelizmente a franjinha faz diferença quando voce quer um sweet oldschool. Nas futuras postagens voces vao ver como em classic a franja tende pro lado, ou nao existe, diferen do sweet que ela está sempre presente.

- Cachos marcados:

LIIINDOO! Muito dificil de fazer, mas lindo demais. O cabelo daquela menina da IW tá perfeito, nao neguem ): Enfim, os cachos marcados, nao só os com aquela aparencia feia de peruca sairam um pouco de moda quando o classic começou a se misturar mais com o sweet e o os cachos cairam em tons mais naturais e menos abonecados.

Modelos basicos de vestidos:







Como voces puderam ver, sao outfitis muito simples, mas coordinates muito detalhados. Os vestidos em si sao simples, maas, é sempre bom comentar das camisas.

Blouses:

Duas coisas voce deve ter em mente quando pensa em blouses para old school: Round collar e mangas removiveis. O poof no ombro era bem valorizado em sweet e ajudava muito a dar o toque bicha do seu coord, nao é atoa que alguns casacos tem um micro poof ou até um poof consideravel nos ombros.





Bloomers e anaguas:

Diferente de hoje, o poof nao tinha que ser OBRIGATORIAMENTE animalesco. Muitos vestidos nao tinham um poof exagerado pelo proprio corte (babydoll) enquanto alguns outros como teired tinham. Mas, como voces veem na imagem a cima, até era comum vestidos mal armados nas GLB antigamente. Nao que voce nao vai usar uma anagua, isso nao é um bem um guia sobre como fazer, mas enfim...



Poof razoavel, mas nao enorme. Quando chegar em classicvoces vao ver OQUE É falta de poof. Acima tem foto dos bloomers pra fora, é tao raro achar foto disso que nao consegui mais além daquela, sorry ):


Meias e sapatos:

Essa deve ser a parte que eu gosto menos, sapatos digo. As meias sao lindas, mas odeio sapato plataforma. Eenfiiim.
Como voces devem ter notado, os sapatos plataforma eram realmente famosos. Botas plataforma, tudo plataforma. Aquilo que mal é vendido ultimamente.

Além da plataforma, tem tambem um modelo de sapato que amarra me volta com cordoes de couro. Na realidade existiam varios modelos com esse tipo de amarraçao:


Claro que existiam outros modelos, mas nao vou mostrar todos que ai ja é demais. Agora, meias:

 
Peguei essa foto porque a renda tá bem marcada. Nao tem como fugir das meias de renda. Sao lindas, ficam perfeitas em old school, sendo no sweet ou em todos os outros. COMBINA. Nao tem como negar.
Outro fator sobre meia é :Keep it simple. As meias em sweet nao uasvam quase padroangem nenhuma. Algumas pessoas falam naquelas meias de losangos, mas isso é AP 2010-2012 com a pira de circus e tudo mais, é realmente dificil achar meias com esse padrao nas GLB antigas. Aconselho sempre as listradas ou que imitam listras, ou a boa e velha 3/4



Acho que depois de tantas imagens deu para entender, ne? Eu ia comentar sobre a coordenaçao básica e tals, mas ja fiz isso em outra psotagem, entao deixa.
uma coisa que eu sempre acho super legal observar é como as coisas vao mudando no decorer do tempo. Exemplo, muita gente ve o headress retangular, daqueles finos, só duas rendinhas, como algo old school. Quando na realidade ele ficou popular mais pra frente quando o classic começou a crescer massivamente. O real headdres old school é aquela coisa massiva e muito dificil de coordenar.
Outra coisa tambem é como os sapatos ficaram mais trabalhados. Na propria GLB voce ve muito sapato feio, mas feio mesmo, poe feio nisso, feio, feio, feio e simples. Quase uma sapatinha. Foda-se o que falam, isso é capsioso de feio em lolita, nao é desculpa usar um treco desse e falar que é old school. Os sapatos ou eram muito cheio das tralhas, u eram simples quase normais.
Enfim, existem muitas coisas que mudaram n osweet, muitas peças perderam a elegancia e fiquei muito feliz que a AP agora tenha voltado um pouco nas raizes e esteja fazendo prints muito elegantes mesmo sendo sweet. Eles tiveram uma fase de orverdose, mas fases sao boas e fazem parte do estilo. Pois é.

Bom, agora eu vou, espero que tenham gostado. Eu me diverti muito escrevendo essa postagem.
<3


Beijos!

5 comentários:

ichigo hime disse...

Ficou fantástico esse post, Mari *-*
Só acho que headdresses grandes não são tão difíceis de coordenar em oldschool (hoje em dia sim) pq os detalhes dos vestidos ficam nos babados e na renda e os headdresses seguiam esse estilo também. Hoje em dia com as prints e tudo o mais é complicado usar, mas é só minha opinião.
Achei interessante reparar que o corpo dos vestidos é um pouquinho mais comprido do que os de hoje em dia, nunca tinha atentado pra esse detalhe! O:
E hime cut <33 Acho que muitas lolitas já tiveram, principalmente quem começou antes de 2010, eu acho lindo, mas não tenho paciência pra ficar deixando ele certinho ><

Amy S Martins disse...

Que post fantástico!
Muito instrutivo! Amei! <3

Juli disse...

Gente, esses headdresses com fita amarrada no queixo eram tensos! Desde a primeira vez que vi, eu ficava pensando "por que não amarrar atrás da cabeça ou usar um arco?"

Sabe uma coisa de lolita oldschool que é brega, mas eu ADORO? Vestidos com cruzes feitas de renda, que nem aquele vermelho na página da AP que vc postou. XD

Mari disse...

ichigo: brigada! *-* siim, bem por isso, primeiro ninguem usaria headdres retangular com print, sei la, pra im nao faz muito sense o.o IUASHDIUHDSFIUHSDFIUH Mas, tem louco pra tudo.

Amy: Muito obrigada <3

Juli:
é que antes eles nao faziam os headdres em arcos, na verdade sao poucos os que sao feitos, mas a grande maioria era de fita e prender atrás da cabeça nao é seguro porque ele escorreg ): mas tbm pensava a mesma coisa ants IUAHSDIUHADS

eu amooo aquelas cruzes, eu acho awesome demais 8D

Saturn ime disse...

Por causa do seu post, cortei o cabelo estilo hime cut. Ótimo post!!!!!