sábado, 25 de agosto de 2012

1900 e guaraná com rolha ~ Gothic; a Inspiraçao.






O old school tem modelos muito mais inspirados na raiz do estilo do que atualmente, isso NAO tem como negar. Quem negar isso por favor comente com todos os argumentos disponiveis na terra pra me convencer 8D
Logo, essa postagem vai ter muito "conteudo" histórico pra voce ver o que considerar e o que desconsiderar quando buscar inspiraçoes e tambem, vai servir de base pra uma proxima postagem sobre gothic old school comparando o novo gothic, com o velho gothic, a evoluçao do gothic e etc...(Sim, eu to desocupada.)





Moda Rococó

Muitos modelos atuais foram inspirados na moda rococo. O decote era similar ao visto em gothic old school, porem, nao chegava ao quadrado que vemos, e esse foi sim mais usado agora do que antes. Assim como boa parte dos modelos de vestidos. Logo, para old school, vai ser pouco que poderemos pegar. O principal era o comprimento das mangas até o cotovelo E muito bem decoradas com rendas e plissados. Um pouco diferente da era Vitoriana como verão, no Rococó o fim das mangas era muito bem decorado, muitas vezes mais bem decorado que o proprio decote do vestido e isso voce observa com facilidade em gothic old school. Outra coisa que voce vera em gothic old school é o busto bem decorado, como se ali existisse um corset. Na era Rococo, sim, existia e maioria deles era cheio de toda bichisse francesa que voce poderia imaginar. Nem que fosse um trançado, babados, laços, alguma coisa tinha para dar o toque.


Uma pena que o old school absorva TAO pouco de Rococo! fiquei com vontade de escrever uma postagem relacionando os ultimos modelos classic com rococo. UAHAUHA
Seguindo.


Moda Vitoriana

Esse vai ter o que falar.
Como a maioria de voces deve -ou deveria saber-, a era vitoriana tem duas fases no quesito vestimenta: Uma mais puritana, e outra um pouco mais livre, leve e solta. Cada uma delas tem traços que o gothic até hoje puxa e que naquela época ele pegava ainda mais.
-Fase 1:
A era vitoriana foi marcada por roupas comportadas, bem comportadas. Já que era isso que a Rainha usava logo era isso que todo mundo deveria usar. Aqui vamos focar em duas coisas: Armaçao, gola para o dia, e altura das  mangas para a noite.
Na primeira fase a armaçao era bem redonda e bem pesada. Nao to falando que isso era obrigatorio em old school, tá mais que na cara que nao, mas é dai que vem o feeling da armaçao lolita. Claro, a nossa era mais curta. Mas o bustle e as anaguas evoluiram na era victoriana, perdendo a forma redonda e pesando para tras, ou para os lados. Isso é uma questao historica e apenas de  curiosidade, ninguem aqui vai fazer anaguas a la rococo laterais 8D. Mas ,achei que seria interessante adicionar um pouco de finrmaçao util-inutil pra facilitar o link entre uma coisa e outra. Aproveitando:

além da criolina, as vezes se usavam tres ou quatro anaguas assim nao morre. Se identificam?
Como eu disse, nessa era todo mundo deveria ser santo. As mulheres deveriam sim transparecer delicadeza e até fragilidade. A roupa devia antes de tudo, mostrar quao delicadas, inferiores e ""cheias de mimimi"" as mulheres eram. (comentario machista, mas vale lembra que eu nao penso assim to falando o pensamento dos "estilistas" da época). Logo, de dia, se usavam golas altas para cobrir o pescoço  junto com mangas bufantes e largas, ainda nao justas. 
Hoje em dia voce pode muito bem ver gothics usando golas altas, aquela coisa bem estilosa e foda, porééém, no old school nao. A gola alta foi substituida por um gargantilha de mesmo tecido do vestido, mesma cor e esse era um dos acessorios mais famosos para o corte de decote que falaremos em Rococó. Por que as japas fizeram isso? Bom, ai nao sei. Alguém formado em Moda poderia explicar muito melhor do eu. UHAUAHAUH Mas, lembrem-se dessa parte quando eu for comparar e ver o que mudou no gothic de la pra ca.
Como ali eu disse "gola de dia", entao tinham roupas apropriadas para a noite. Da primeira era, vamos focar nas mangas. A gola victorian inspired aparece em lolita mais pra frente, nao em old school. Entao, relevem as golas 8D
Pois bem, as mangas adequadas para festas a noite eram curtas, até o cotovelos e rendadas, tao rendadas quanto o decote, mesmo modelo visto em Rococo. A Era vitoriana foi a era dos babados e das rendas entao isso era muito, muuitooo importante numa peça para ser vista como elegante entre as mulheres. No old school isso é adapatado a manga aberta que voce encontra no Rococo na maioria dos modelos.




Já que ainda estamos na fase totalmente puritana da Era vitoriana, como uma mulher poderia sair na rua sem luvas? Assim como visto na foto a cima, as luvas cobriam a pele toda até o fim da manga. O que claramente nao acontece em gothic. Mas, a presença quase obrigatoria de luvas em coords mais trabalhados era obvia como eu mostrei em alguns scans na postagem anterior. Alguns até cobriam todo o braço que nem na imagem da tiazinha ali, mas ai é gosto. Fica legal fazer um coord troozao com luvas bem altas...(viajando.)

GLOVES
-Fase 2
A segunda fase é marcada por algo muito, muito importante no gothic old school: O preto. Essa fase foi marcada pela morte do Principe Albert e todas mulheres tomaram esse ar de luto para si, e o preto ganhou espaço por muito tempo (Diferente da primeira fase que os tons claros eram mais famosos). ai que a true gotica se inspira, no luto e nas golas altas abotuadas, nessa pira toda de transparecer tristeza ea mulher passar ainda mais sensibilidade do que antes! Mulheres ficavam até um ano em luto pela morte de parentes proximos, o luto era muito importante, se voce estivesse casada, se tornou viuva e fica um mes a menos de preto que sua vizinha tem algo errado 8D Por exemplo. Mas, mesmo tendo toda essa coisa de reclusao pela morte, essa fase foi mais liberal que a primeira. As anaguas diminuiam e houve alteraçoes nos vestidos para noite.
 Enfim, essa trevosidade toda com um pouco mais de exposiçao que -na minha opiniao- mais inspira o gothic, nao só old school, assim como o atual. Mas, o incrivel, é que toda essa trevosidade eu observei muito mais na moi-meme-moite/designs usados pelo Mana, que em outras marcas. E, tbm, em street snaps (provavelmente pela inferencia de outros estilos de harajuku, nao tanto base historica).
Uma gola bem interessante que eu postei na ultima postagem, encaixa bem nessa época. Primeiro por ser alta, cobrindo tudo, segundo porque a renda nos ombros copia o chale que as mulheres usavam na primeira fase mas que tinha ""caido na segunda"".


Outra curiosidade, ai que voltam os bloomers!
voltando ao foco, ai tambem que a renda começa a ser usada em peso, tanto nas anaguas, tanto em outros detalhezinhos. E...Bom, o que é um coord old school sem renda? Porra nenhuma.



Moda Eduardiana
Sempre tem aquele filho legal, quevai la, e zoa todo o legado dos pais ne?! Pois é, na moda nao foi diferente. Já que elas seguiam os Reis, quando Edward tomou o trono, com sua fama de pegador, amor aos "prazeres da vida" algumas coisas mudaram nas vestimentas. Ok, algumas coisas mudaram (o poof foi pra pqp, o bustle nao era mais usado e voce podia ver melhor a forma feminina andar)  mas apenas os tejes noturnos vao nos servir de referencia: O decote.
SIM, o decote quadrado chegou! (ok, nao chegou tipo "omg, que inusitado!" ele mais foi adaptado de antigas eras para manter as mangas bufantes, do que brotou) Siim! Agora as mangas bufantes se mantinham nos trajes de gala e para isso o decote que mostrava um pouco dobusto deveria ser quadrado e nosso decote classico de gothic old school estava prontinho para ser usado em meados de 1990-200quebrados.

Essa imagem usa  de tudo que falei: Mangas, gargantilha adaptada de gola alta, detalhes nobusto como se fosse um corset e decote quadrada. Agora que eu referenciei tudo pra voce, voce ainda acha que isso é ita? :D
Bem feito, jamais.
Lolita é uma suruba de influencias mil, nao?
HAHAUAHAUHUAHAUHAUH Bom galera, espero que tenham gostado da postagem, me diverti muito fazendo!


Beijos! Até a proxima!

4 comentários:

Peachy Peach disse...

Adorei a aula de história, Mari 8D

Mari disse...

UAHUAHAUHAUH brigada! UAHUAHUH

Débora disse...

Meoo eu nunca teria me tocado de todos esses detalhes sozinha! Sua gênia! o-o e cara, eu ainda quero fazer um kuro truezão que grite Rainha Victoria em luto simplesmente porque eu acho o luto dela a coisa mais linda, de verdade ♥

Mari disse...

Genia nao, desocupada. SAIUDFHASIUDHDFIGUDHFIUHSIFUGHASIDHFiuhdfiuadh
Nossa, faça, vai ficar lindo em voce :OOOO
ai que bom que vc gostou debyy! <3