segunda-feira, 13 de agosto de 2012

1900 e guaraná com rolha - Classical


Continuando 8D





Hoje, diremos adeus a nossas anaguas e afundaremos no mundo sem poof das classical lolitas de antigamente.

E já que começamos falando de poof...

Difereça entre o classic atual e o de antigamente:

Existem algumas diferenças gritantes que devem ser comentadas antes que alguem de um surto e todas serao explicar em ordem a seguir:
- Ausencia de poof.
- Sapatos simples, muito simples.
- Combinaçoes "perdidas" de cores.
- Prevalencia do floral.
- Mangas largas.

Agora, vam que vam.

Cabelos:

Diferente de atualmente, qualquer acessorio de cabelo era bem simples. Se voce fazia algo no seu cabelo ja era desculpa pra nao por nada na sua cabeça, ou só uma micro flor que mal aparece na imagem, nem de perto, nem de longe.

- Quase nada e penteados:


 Os lisos eram famosos, porque é o natural do cabelo Japa, entao...Bom, se a intençao era algo simples, vamos se ater ao simples. E tambem, franja de lado. A franja reta era muito rara em classical.

 Ainda sim, ainda existiam penteados, geralmente envolviam coques ou cachos naturais, os cabelos da moça da direita realmente parecem cacheados, e como visto, já era o suficiente para nao usar nada na cabeça.

Mas, voltando aos  headdress...Como podem ver, a da esquerda na primeira foto, a da segunda foto e a da esquerda da ultima colocaram uma florzinha mas nao era totalmente necessario. As outras só ajeitaram o cabelo e pronto, nao há necessidade de colocar mais nada. Isso era muito comum, muito mesmo.

- Laços que acentam na cabeça:

Parece que o laço ta apoiado na cabeça, diferente dos head-eating.bows que pulam da suacabeça e ocupam boa parte dela.

- Corsages:

Esses jamais sairam da moda, disso tenho certeza. A diferença é que hoje usamos pelo menos uns 2 com um bonnet e half wig 8D

- Head-piece:


Tambem, jamais sairao de moda. Mas, tambem, era só isso e mais nada.

 Blouses:

Diferente do old school que as mangas removiveis eram bem conhecidas, no classic é um pouco mais dificil classificar um tipo de modelo. Entao, vou resaltar detalhes importantes, coisas ja vistas nas fotos ateriores mas ainda sim lindas e boas de comentar sobre:

- Mangas bufantes:
 Isso era muito marcante no classic, tanto quanto no gothic. Era bem elegante, alias, até hoje é mas é pouco usado, infelizmente.

- Mangas com elasticos no decorrer:
Nao sei porque isso um dia foi tendencia, mas é lindo de qualquer jeito e ajuda a dar o toque.

- Gola redonda:
Ainda a gola padre nao era tao usada em classic. Na verdade, uma coisa que eu notei fuçando as GLBS é que geralmente quem fazia classic , usava sweet ou gothic (notei isso por nao ter camisas propriamente classics, alem do modelo do cut), diferente de hoje que muitas meninas usam só classic, é como se o estilo nao tivesse consolidado ainda até umas...GLB 20 provavelmente. Nao é atoa que os coords classic sao muito menos trabalhados que os sweet e gothics, é como se fosse "moda de armario", ainda tinha uns "q" de otome, muito provavelmente por isso as blouses eram "re-aproveitadas" de outros estilos.

- Laço no pescoço:
Sendo pequeno ou grande (com um decote junto, como na imagem do cut), eles estavam lá. O que eu mais gosto e creio ser o mais comum é claramente o laçinho preto  no pescoço, o que é bom que ja combina com o sapato escuro. <3

Vestidos:

- Modelos:

Na postagem de sweet a Ichigo comentou sobre o corpo dos vestidos e vou usar disso agora. Diferente do sweet, o classic tem corpo curto, a maioria dos vestidos -maioria esmagadora- tem o corpo curto, ou seja, cintura bem marcada e parte de cima relativamente alta, quase como se fosse a mesma medida da cintura até o joelho e da cintura até o inicio do vestido.

Comparaçao marota.
Isso ficou bem obvio, eu acho. Ok, nao é OMG PADRAO TEM QUE SER ASSIM, mas agrande maioria era. E tambem, notem que muito menos trabalhados que os de sweet. Além do que, sao mais curtos. Bem mais curtos. A maioria dos scans que eu tenho com classic sao com vestidos um palmo acima do joelho, deve ter 2 ou 3 com no joelho ou inferior a isso e pra ajudar, a meia bem abaixopra mostrar ainda mais.
Mas voltando aos vestidos... Se voce pretende fazer um classic old schoo, de preferencia a cortes simples e retos. Aqueles acumulos de tecidos de quando voce enruga o tecido na linha só aparecem se for em camadas, de resto nao. Os cortes eram bem retos, o que faz sentido já que o poff nao era muito grande tambem. Nao existe em nenhum estilo um modelo coringa que vai dar certo com tudo, mas mantenha a ideia de "corte reto" e aquilo comentado sobre as proporçoes do vestido e nao tem como errar.

- Print
Assim como tudo no old school, simples. Padronagem basicas, flores, losangos, listras, coisas assim. Sem print realista, sem animais e etc, simplesidade porr favooreee.

- Cores:
Tons antigos: Bege, cinza, amarelinho etc.
Tons escuros: Bege, bordo. O preto ainda nao aparecia tanto no classic a eras atrás.

Meias:

Voce tem duas opçoes: Meia-calça, meia 3/4 ou menos que 3/4.
Seguinte, ou voce cobria toda sua perna, ou voce deixava uns 2 palmos aparecendo. Eu altamente recomendo essa meia:

A essa:

A segunda vai ficar bonita tambem, mas eu  acho ela um pouco frilly demais. Digo, nao peguei numa dessa ainda entao nao tenho certeza, mas é o que aparenta. As meias eram rendadas, sim, mas menos rendadas que as usadas em sweet.
Um detalhes importante na hora de pensar em meias é onde elas vao bater. O problema é que as meias agora sao bem tipo "VOCE É AQUI, VOCE É ALI". A um tempo eu comprei uma meia da baby, set da "El Dorado" e ela ficava no meio da minha perna. Agora comprei uma "school high" (é diferente e linda) e ela fica exatamente abaixo do meu joelho. Entao, vai saber...Mas, na duvida, 3/4 é o canal.

Sapatos:

Simplicidade MIL. MIL MESMO. Só pense em duas coisas quando for comprar sapatos para classic old school: Simplicidade e marrom.
Tudo tinha marrom, tudo, nao importava o tipo do coord, ele tinha sapatos marrons ou pretos. Nao tem segredo.


Mas...Nem tudo em classic old school é estranho. Agora vou mostrar coords de muito, muito antigamente (2004, 2006, glb 20, glb 11...) que sao muito, mas muito atuais:






Depois de ver essas fotos nas GLB antigas, depois de escrever essa postagem cheguei em algumas conclusoes sobre classical:
Primeiramente o estilo evoluiu pouco. Diria que tem tres fases: Oldschool, classic comum, e o classic de hoje meio """OTT"".
A ultima imagem é da mesma GLB das outras que usei como referencia no post para evidenciar o que é classic old school. O estilo parece ter pulado da master simplicidade para algo trabalhado, dai algo muito, muito trabalhado que seria hoje com as prints novas, padronagens novas, modelagens novas pegas mais do Hime, gothic e etc.
Como disse, o classic pareceu para mim um esitlo cru muito influenciado por todos os outros estilos que se tornaram mais famosos que ele. Tipo o patinho feio. UAHAUHAUH Isso la no inicio. Agora o classic é totalmente reconhecido, todo mundo ja fez pelo menos um coord. Mas nao deixou de ser um estilo que veio roubando caracteristicas dos outros para chegar no que é. Isso nao é uma  critica. Eu gosto de classic, só estou expondo minha opniao sobre.


Admito que fiquei frustada em fazer essa postagem. Nao foi facil achar imagens de referencia e muito dessa postagem é totalmente obvia. Eu revi ela e to tipo "só isso?" penso e penso e nao tem mais o que comentar. ):

bom people, vou-me!

Espero que tenhaficado descente isso ae mesmo sem tantas imagens de referencia. :)

Beijos!

8 comentários:

IchigoLoveRu disse...

Nossa Mari, excelente post!
Adorei conhecer as diferenças na evolução do classical!!!!

Mari disse...

Brigada *--*
eu tava meio insegura com ele porque achei simples demais, comparado com o de sweet...Entao, QUE BOM que voce gostou!

Athene Kobayashi disse...

Adorei o post!!

Adoro old school e classic!! <3

O post ficou beeem explicativo e ajuda bastante na hora de você vai se vestir e pensa "será que isso é ita ou old school?!".

Não vejo a hora de ler sobre o gothic!! *-*

Mari disse...

Que bom que voce gostou *---*

Isso que é o foda ne, pra nao ficar itoso tem que por todos as caracteristicas do estilo, senao fica tipo "why your are not wearing a pettit?" IUASHDIUAHDS

Amy S Martins disse...

Juro que estava esperando ansiosamente por esse post! Sério!
E de fato foi muito bom!
Acabo de perceber que realmente amo old escol classical!

Ana Carolina disse...

Achei super legal a postagem, realmente, antigamente a simplicidade reinava, mas eu gosto de ambos antes e depois <3. Parabéns pelo blog!

kinoko disse...

Estou achando bem legal ler seus posts sobre oldschool. Eu fui uma pessoa que se interessou meio cedo por loli (eu tinha 13 anos) e então desisti (naquela época não tinha Le Carrousel, forum Moda Lolita nem nada, então eu não fazia idéia de como eu conseguiria as roupas). Daí quando voltei a me interessar pelo estilo mais tarde, notei que ainda estava com as concepções antigas sobre os estilos. Tanto que quando eu voltei pra lolita as pessoas falavam classic e eu ficava "D:" e hoje é um dos meus subestilos preferidos, ahaha.
Enfim, eu não acho que o classic foi roubando características dos outros estilos. Acho que, como em todos os subestilos lolita, começou-se a ser mais valorizado coords mais trabalhados que dessem um up no que seria a "inspiração inicial do estilo". No caso de classic, a inspiração inicial era tipo "sou uma dama aristocrática", e daí isso que fez com que o classic mudasse e se tornasse o que é hoje. Tipo, acabo achando o classic de hoje parecido com o antigo, mas com uma ênfase maior em certas características. E claro, hoje ele é um estilo usado como principal.

Mari disse...

Amy: aaah que bom que vc gostou dosold school, eu tbm gosto bastante. Deu pra notar ne? UAHAUAUA

aiko: siim, realmente! Obrigada <3

Kinoko: Antigamente eu digo que roubavam caracteristicas dos outros estilos porque veja: Só tinha um ou dois modelos de blouses propriamente classic, os outros eram os mesmos usados por sweet, gothic, punk e country na cor mais sweet, que era o off-white. Até as mangas largas que voce ve em classic old school eram muito mais usadas nos gothics. As meias eram as mesmas que as usadas em sweet, country e gothic, mas geralmente nas cores do sweet e country, off-white. Só a modelagem dos vestidos que era praticamente unica. Mas ainda sim, voce podia ver o corte reto em outros estilos. Tem uma pagina dessa GLB que a IW mostra a Band of the forest (creio), que hoje seria usada de forma bem classic, mas na época era usada em um coordinate praticamente Angelic Pretty like. Cheio dos rosinhas e amorzinhos.
Tambem, ao meu ver, varias coisas que agora se tornaram especificas do classic antes nao eram. Exemplo, luvas. A BTSSB e a AP fazem luvas a ERAS enquanto as marcas propriamente classic (alem de serem mais novas) começaram a fazer de uns anos para ca e acabou que as luvas sao bem mais vistas nos classics que nos sweet. Assim como os bonnets, sendo que o bonnet começou sendo um acessorio sweet, depois ganhou forma para conseguir passar o ar de dama e entrou no classic.
O que eu quero dizer é que o classic é novo, e por ser novo "copiou" tendencias dos outros estilos e mais para frente adaptou para si.
Hoje o classic tem blouses, meias, sapatos, bolsas, vestidos, tecidos, estampas, tudo especifico seu. Mas, no inicio, nao era bem assim, ele era bem menos criativo.