quinta-feira, 14 de abril de 2011

Anáguas/ petticoat/ armação

Armações, petticoat... tudo é a mesma coisa: Aquilo que vai dar a silueta adequada a uma lolita. Vou dar dicas para quem pretende fazer, ou como escolher  a anágua certa para seu outfit.
O que todos sabemos: Sweet > bolo; Classical> A. Mas, que tecido usar, como fazer, o que da o volume, toda saia/jumper arma do mesmo jeito?



Primeiro, com certeza toda loltia deve ter pelo menos uma saia-problema. Aquelas lindas, com babados de tecido na barra, laços e tudo mais. bom, o que deixa ela linda, deixa ela um problema. Quanto mais coisa tiver na base da sua saia, mas dificil vai ser dela armar. Parece óbvio, mas muita gente não pensa muito nisso quando compra uma. Eu, por exemplo, comprei uma handmade LINDA com duas camadas de babado em tecido, renda que passa fita dentro em todo o em torno e em duas linhas no meio da saia. Quando elachegou, eu medi, só de tecido para levantar era algo como 2,00 metros, sem exageros e a minha anágua não vencia aquela saia por nada.
Bom,  resumindo a história, fiz outra anágua para ela, e essa sim venceu, então vou mandar umas dicas.

Se você não gosta de andar como um bolo [eu adoro,bjs], tem algumas coisas que pode tentar:
- tule, inves do filó. Ele é mais mole, então -desde que não tenha muitos detalhes na barra- vai dar uma levantadinha bonita e etc.
- Fazer com filó, porém não franzir demais. O franzido é o que da o volume na anágua, se vc franzir pouco não vai ter muito volume, só forma.

Agora, se o teu negócio é muito volume...
- filó é o jeito! Nem a pau que uma saia como essa que eu comprei levanta com tule. O filó é mais duro, então quando você franzir as camadas, da uma volume muito lindo.
- Franzir uma camda por vez. Uma cosia que eu notei quando fiz minha anágua é que se você franzir tudo ao mesmo tempo, as camadas vão se unir -elas tem a mesma forma, é inevitavel- e você vai acabar perdendo o volume.
- Corte algo como o dobro da medida da sua cintura  [eu tenho 78cm, e fiz com 2,50cm xD].
-Além do franzido, use elastico, não fita de amarrar. O franzidinho leve que o elástico da, cria um volume a mais na parte da cintura.
- Na parte onde vai passar o elástico, tente usar um tecido que estique. Assim, quando for costurar as camadas de tule nele, vc costura com o tecido esticado, quando você soltar, ele enruga e da mais volume ainda.

Agora que já sabe os 'truques' de uma anágua bolo, vou falar alguns detalhes de como se faz:
Corte todas as camadas qeu for usar. Se seguir as dicas que eu dei, 3 é suficiente.
Comece costurando uma camada na outra.
Quando terminar, tá na hora de franzir. Assim, você pode franzir de dois jeitos:
     - Colocar no ponto mais largo da máquina, e puxar uma das linhas [a que ceder] e ir empurrando o franzido que criar até o fim da anágua.
      - Na mão. Faça casas grandes e vai deixando juntas os franzido que fizer. < Esse tem falhas. Quando for passar a maquina para fixar o franzido, ou mesmo juntar a cintura, pode ser que a agulha da maquina enrole aquela linha e trave. Dai você vai ter que parar, cortar o no para ai continuar.
Costure o tecido no filó
Faça a barra pro elástico.
O tamanho do elastico que vc vai por depende muito de como ele estica. O meu eu fiz 15 cm a menos da minha cintura e tive que ajustar, mas geralmente isso da.
E TADAM! Prontinho;
Existem videos explicativos no youtube. eu gosto do canal ; MeLikesTea, eu não coloquei o link aqui pois não pedi permissão para ela, muito menos avisei. É o canal da dona da Sarang Hae Yo handmades. ^^

Foto do volume:

Espero ter ajudado, como sempre! :D


Beijos,
Até a proxima.

3 comentários:

Juliana Lopes disse...

Tenho uma pseudo anágua de tule, mas ela não arma mto (se o tecido for grosso tb, usei ela com uma saia de brim leve, hehe)...

Boas dicas, essa da camada é mto boa o/

Fcrisgb disse...

assim que eu vi seu out, vim aqui no blog pedir pra vc fazer um tutorial de como fazer XD mas ja tava feito *-* adoro anaguas mostro

Mari disse...

brigada ju-lee :D

ASUDHAUSDHUH sério fer? XD Que bom :D