domingo, 30 de setembro de 2012

Casual x a la mode

Como voces podem deduzir pela saia da imagem, faz ERAS que to pra fazer essa postagem e dedici que hoje vou fazer porque preciso dar uma aliviada nos meus estudos de ortopedia brevemente :3




Vamos começar definindo ambos:

Casual lolita
Casual lolita é uma sub que permite que voce use roupas confortaveis, sem head-eating bow, sem sapatos altos demais, sem meia que fica escorregando, com cutsews nao blooouseees, laços pequenos, sem peruca. Mas é lolita. Ou seja, ainda sim anagua obrigatoriamente, as mangas obrigatoriamente bufantes se forma manga curta, meias que cobrem as pernas, sapatos de lolita e etc. É um coord FULL mas confortavel, agradavel, que nao te de problemas em nenhum quesito. Exemplos_:

Itens que constituem um coord casual:

Cutsew: Por que cutsew? eles sao muito mais confortaveis que blouses, voce nao tem que se preocupar se ta abrindo, se ta isso, se tá aquilo, eles sao agradáveis de usar e geralmente, ficam por fora da saia o que da um toquezinho a mais.

Saia: Ok, a saia nunca vai sair e com anagua. COM. ANAGUA. Lolita nao é lolita sem volume. Algumas saias dao um volume massa dai ok,ainda mais se tem um anagua embutida legal, mas ainda sim vai ficar meio "falho". Muita gente fala "nao usei anagua porque tava de casual", vai falar isso depois que eu te descer a mao na cara, NEM vem lolita nao é lolita sem volume.



Meia: A que te deixa mais confortável, sendo essa 3/4, 7/8, meia calça, mas as meias baixas sao bem vistas, exatamente pelo ar livre, leve e solto que ela da ao coord, mas meias nao sao dispensadas. E tambem, meia cor da pele nao faz lolita...Just saying.


Sapato: Depende. Tem quem se sente mais confortavel de TPS, outros de salto, ai vai do que te deixa mais confortavel, para mim, sao os TPS.




A la mode
Chamos de a la mode quando um coord com itens lolita (Bolsa, saia, vestido, bolero, sapato etc...) se aproxima mais de outros estilos (sendo ocidentais, orientais ou seu proprio sem definiçao fixa nenhuma) e se afasta de lolita. GERALMENTE, voce nao usa anagua nesses tipos de coord, mas a saia ou o vestido sao peças sim de lolita, porque é dificil achar algo que aparente uma saia lolita por nao ser tao rodado ou sei la o que. Usar só o sapato, só a blouse, só a bolsa nao servem de a la mode, por que? Porque a la mode tem que se AFASTAR de lolita, mas nao SUMIR de lolita. O legal de a la mode é que voce pode por o que voce quiser. Se gosta de sapatilhas, sapatilhas, voce pode por tudo MESMO. Além de original, é muito usavel no dia a dia (palavras de quem tá escrevendo e usando a la mode nesse momento). Exemplos:
cara de cu
to usando agora, alias.
Tava de meia e sapato de lolita, mas sem anagua. Ficou parecendo um otome like, logo, nao é casual lolita.
Ironicamente eu tenho mais exemplos de a la mode do que de casual. Obviamente porque eu uso a la mode 3 vezes por semana e casual uma vez a cada troca do presidente de Cuba 8D
Consideraçoes
Sinceramente, eu nao sei como pessoas de dentro do estilo conseguem confundir as bolas. A la mode voce faz pensando em muitas coisas, menos em lolita -na maioria das vezes- e casual, casual..Oras é lolita! É full, precisa de anagua, meia, sapato, bolsa, cabelo, maquiagem, tudo! A la mode voce pode muito bem por uma regata e só isso que ninguem vai poder falar "entao tia, ta errado" se voce ta com uma saia e uma regata, pronto, ta a la mode. Mas voces tem que entender que alguma coisa lolita alem do sapato, da meia e desses detalhes leves sao necessarios no coord. E mesmo voce estando com blouse lolita, saia lolita, meia lolita e sapato lolitavel (exemplo um dos a la mode com minha saia azul da meta) voce nao ta de lolita se voce nao tiver de anagua. Eu sou totalmente apaixonada por a la mode, é muito mais facil pegar onibus sem anagua, muito mais facil vestir jaleco sem anagua, muito mais facil viver sem anagua e fica muito bonito.
É que nem a Camila fala, "lolita que é lolita não precisa tar de lolita pra parecer uma", essa é a teoria do a la mode: Pareça uma lolita, mas aos olhos de quem conhece. Quem nao conhece vai pensar "ela é vintage" "ela é gotica" vao pensar que voce é muitas coisas bonitas que nao sao lolita. Facilita muito quando voce ta se acostumando, porque muita genet vai olhar, mas nao com os olhos de "MAS QUE PORRA?!" e sim de "ah, ja vi algo parecido no tumblr" e relacionaram com outros estilos. Isso vai te ajudar com galera te olhando e quando voce vestir algo totalmente desconhecido -lolita mermo- vai se sentir menos desconfortável. 


Bom, é isso que eu queria dizer hoje UAHUAH
MIL perdoes as demoras nas postagens, mas sério...curso integral nao é moleza, T.O nao é moleza e ta MUITO foda conciliar tudo, e claro que os blogs eu deixo por ultimo. Vou tentar programar postagens para toda semana porque tenho muitas coisas que chegaram e tenho que postar, o problema é tempo pra tirar foto. Essa postagem eu escrevi rapidinho porque tava querendo fazer a eras e demorei uma hora e meia. Uma hora e meia que eu podia ta estudando 8D sim, sou nerd a ESSE ponto!

Bom people, é isso, vou deixar voces com uma imagem bonitinha:

Tenho prova de orto e vai cair proteses. Essa é uma protese de MMII beeem usada, que trava quando o peso se apoia no calcanhar e destravva quando voce tira o pesao do calcanhar na debulaçao. As proteses de MMII sao muito aceitas e permitem uma vida bem normal! Bem legal :3
Beijos! (;

8 comentários:

Ana Carolina disse...

Gostei muito do post, pra mim, em qualquer subestilo não pode faltar uma anágua :)


roriitachild.blogspot.com

La Belle Coraline disse...

Gostei muitoooooo
pra mim q sou novata,definiu as coisas.São muitas coisas a aprender,muitas infos,as vezes confunde um pouco,mas to aprendendo.
E eu descobri que sim, eu usava muito a la mode e nem sabia kkkkkk

Amy S Martins disse...

Adorei profundamente esse post
faz séculos que procuro um texto decente que explique o que é a la mode, e o seu está muito perfeito demais! Adorei <3

Madrepérola disse...

Super-válido e inspirador esse post!!

Quero usar mais "a la modes" no meu dia-a-dia.

Adoro!

Sakura disse...

"Sinceramente, eu nao sei como pessoas de dentro do estilo conseguem confundir as bolas."

hauhsuhauhs eu sinceramente me confundo muito!!!! hahaha
Casual Lolita pr amim é um coisa mt dificil de fazer, acho que tenho trauma do início do hobby quando via um bando de criticas quanta 'a falta' de capricho nas coisas... u,u~

Mas o a la mode eu entendi ^^

Gabi Luz disse...

Eu queria entender melhor o que se classifica em uma bolsa e sapato lolitavel ou lolita mesmo... principalmente no caso das bolsas... como identifico? principalmente as classics e casuais... (as sweets acho eu que são mais fáceis de identificar) e uma Lolita classic ou sweet tem que usar peruca obrigatoriamente?

Gabi Luz disse...

Eu adorei o post! mas eu queria saber melhor a diferença entre bolsas e sapatos lolitáveis e lolitas.. que tipo pode ser usado? principalmente as bolsas.. qualquer estilo pode usar lolitavel ou só casual? ou só a la mode? Como diferenciar? como identifico? e perucas são obrigatórias para Lolitas? Se sim, em quais estilos?

Mari disse...

Respondendo por etapas:
Perucas não são obrigatórias, só use se você sentir necessidade de usar. Eu tenho usado porque meu cabelo tá muito curto e tá dificil de fazer funcionar com alguns estilos. Mas não são obrigatórias.

A diferença de lolita pra lolitável é que basicamente, lolitável é aquele tipo de coisa que você ve pessoas usando na rua, bolsa com laço em cima e etc, geralmente com metal aparecendo -que deixa bem deselegante. Pensa em lolita como roupa de festa, tudo tem que combinar e tudo tem que ser elegante. Peças propriamente lolita tem o cuidado com a alça não ser de outro material -de corrente, por exemplo e sim ser do mesmo material da bolsa- para não ficar desbalanceado com o resto da bolsa, no caso. Isso é o básico. Bolsas pra classic mesmo geralmente são maletas, baus, as vezes até de palha você encontra. Fica mais fácil diferenciar vendo coords, já que eu não uso MUITO classic tenho poucas bolsas especificas então aqui tem dois blogs de lolitas brasileiras que usam SÓ classic -praticamente-, repare nas bolsas delas e você vai entender:

http://suey-cide.blogspot.com.br/

http://mysubarashiilolidays.blogspot.com.br/

Olha, bolsas lolitáveis ao meu ver quebram um galho, não é um negócio que você deixa no seu armário até o fim da sua vida XD Digo, tem um meeting logo e vc ta sem bolsa, voce vai la e compra uma lolitável baratinha -daquelas, com laço e etc de 20 reais em lojinhas-, mas mais pra frente, você já tem que pensar que vai ter que investir numa bolsa de melhor qualidade e mais bonita. As bolsas são muito relevantes quando você monta um outfit. As vezes elas não fazem diferença, em outras elas são essenciais porque ajudam a montar a imagem que você quer passar com o coord.

Ali na barra de links tem um escrito "Dúvidas?", se não ficou claro clica ali e me manda uma pergunta de novo. Na pior, eu faço uma postagem SÓ sobre isso pra ficar mais fácil de entender ok?